BEM AVENTURADOS OS QUE CHORAM, PORQUE ELES SERÃO CONSOLADOS (Mateus 5:4)


O que a Mateus quer dizer com esse texto?




Para entendermos os textos bíblicos é necessário mais do que uma leitura superficial, é preciso usar todas as ferramentas disponíveis para podermos identificar a mensagem que cada texto nos transmite, isso se chama hermenêutica.


No capítulo cinco de Mateus, Jesus trata das bem aventuranças e, neste breve esboço falaremos da que se encontra no versículo quatro.


Primeiramente precisamos entender o que é o choro?


Segundo a Revista Brasileira de Psicologia, o choro é uma autêntica explosão de emoções que permeia nossa vida do nascimento à morte.

Portanto, a nossa vida é regada de choro, porém, cada um com sua característica e motivação própria.



Temos aqui alguns tipos de choro, confirmando assim que o ser humano chora por várias causas.


  • Choro de alegria

  • Choro de dor

  • Choro de medo

  • Choro de arrependimento, contrição



Em segundo lugar veremos o que esse texto não é?


A primeira coisa que se percebe é que esta bem-aventurança não é um texto consolador. Sugerir que o Senhor está se referindo às perdas materiais sofridas nas adversidades da vida é muito materialista para este contexto; assim como referir-se à dor e tristeza pela perda de entes queridos na morte é muito banal. Por exemplo:


Tempo de chorar ( do hebraico - bakah - prantear em sofrimento humilhação), e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; (Eclesiastes 3:4)


( Quero salientar que, o intuito desse trabalho não é se aprofundar no estudo do idioma grego, no entanto, é preciso identificar o significado de algumas palavras que nos darão maior clareza no entendimento do texto sagrado.)



Por que são bem aventurados(felizes) os que choram?


Vimos acima o que este texto bíblico não quer dizer. Mas como identificamos isso? Através da busca do significado das palavras no seu original grego, que nos mostra que ainda que algumas palavras tenham a mesma grafia em portugues, no seu original grego podem ter um sentido(expressão) totalmente diferente.



Choro e Consolo


Pentheu - Luto profundo ou tristeza intensa, manifestada abertamente pelo choro audível. Este é o significado do choro que se encontra no versículo em estudo.


Parakaleo - Um chamado de outro ao seu lado; metaforicamente, para confortar. Essa palavra traz o sentido de que alguém está advogando por nós como em (1 João 2:1) “ Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” 


O que precisamos entender?

A bíblia não é de particular interpretação(Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

(2 Pedro 1:20,21).


Portanto, o estudo sistemático das escrituras nos ajuda a entender a significância de alguns termos que nos parecem obscuros, mas que na verdade emanam luz para nossas vidas.


Dessa forma, o paradoxo desse texto de Mateus, onde à primeira vista pode confundir alguém quando diz: “que são felizes os que choram”, entenderemos à luz de um estudo mais aprofundado(trabalhando ao lado do Autor do texto, o Espírito Santo) que, o propósito de Deus para o homem é que ele aplique seu coração à meditar sobre si mesmo, sua ações e atitudes que, quando revertidas em um choro profundo o levam ao entendimento do que o aguarda na glória.


Logo abaixo, temos alguns textos que mostram essa vontade do Pai em que o homem faça constantes reflexões sobre como está vivendo, de que a morte é um fato, e de que  o arrependimento leva ao perdão. 



“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.”( Ec 7:2)


“Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.” ( Ec 7:3)


“O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.”(Ec 7:4)


“Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” (2 Coríntios 7:10)


Qual a missão de Jesus em relação a esse texto?


O "luto" e o "conforto" do texto em estudo, sem dúvida, têm conexão com o anúncio sobre João Batista a respeito da MISSÃO DE CRISTO com referência ao pecado; pois quando João viu "Jesus, aproximando-se dele, disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (João 1:29). 


Portanto, a mensagem desse texto é que, choremos e lamentemos por nossos pecados, pelos pecados do nosso próximo e pelos pecados de nossa nação, no convertendo a Deus para alcançar misericórdia e consolo para nossas almas, e por fim a vida eterna com Ele nos céus.


E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos.Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação. (Lucas 19:41-44)

O que nos aguarda?

“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”  (Apocalipse 21:4)

Aquele choro, que permeia a vida do homem, do nascimento até à morte, na verdade, está nas mãos de Deus, que determina nosso tempo de vida, e que por sua presciência sabe o que tem reservado para cada um de nós.













Referências bibliográficas


https://www.bibliaonline.com.br/ 

http://rbp.celg.org.br/detalhe_artigo.asp?id=160

https://www.nepe.wab.com.br/

https://www.carlosliterato.com.br