Por que Jesus chorou?

 

Na Bíblia Sagrada encontramos um versículo um tanto inusitado (se analisado com uma visão totalmente humana), pois em João capítulo 11 versículo 35 está escrito que – Jesus chorou , mas como assim? O mestre , aquele que tudo sabe, tudo conhece, tudo pode, chorou?

Sim, isso mesmo, Jesus chorou, e nas próximas linhas vamos tentar entender por que ele teve essa atitude.

 

A bíblia esta repleta de relatos em que grandes homens choraram,(Lucas 22:62, Gênesis 45:14, Gênesis 29:11, dois Samuel 3:32) no entanto, na atualidade, em que permeia uma cultura machista, criou-se o ditado popular de que homem não chora. Então, atribuem o choro as mulheres conotando assim algum tipo de fragilidade emocional exclusiva ao sexo oposto.

 

Em geral, a sociedade cria estereótipos, que na verdade, pura e simplesmente favorecem os seus próprios criadores, colocando em desvantagem o sexo oposto, os menos favorecidos, e os de “raça inferior”, isso, na visão dos criadores desses estereótipos, que na verdade, são racistas, misóginos e aporofóbicos.

 

Mas, o que é o choro? - O choro é uma expressão mais que comum na realidade humana. As pessoas choram por vários motivos, os bebês, por exemplo, choram para manifestarem que estão com fome , ou sentindo alguma dor, e até mesmo quando estão com sono. Então , podemos entender que o choro tem alguns propósitos.

 

O nosso corpo é como uma maquina, composta por vários detalhes, e assim, como um automóvel precisamos ter uma válvula de escape, para que as emoções que estão em nós internalizadas, sejam lançadas para fora, a fim de não sermos acometidos por uma série de doenças psicossomáticas.

 

Costumamos repreender as crianças quando estão chorando, e ainda, zombar de homens quando choram, isso sem duvida, é terrivelmente prejudicial á saúde emocional dessas pessoas.

 

Mas então, Por que Jesus chorou? – Jesus quando veio a terra para a sua obra redentora, assumiu a natureza humana, Jesus foi concebido por obra e graça do Espírito Santo no útero de Maria, mas seu nascimento foi normal e humano (Mt 1.25; Lc 2.7 e Gl 4.4). Ele desenvolveu-se no ventre de sua mãe como qualquer outro feto saudável, passando por um período de gestação e trabalho de parto normal.

 

Após seu nascimento, desenvolveu-se fisicamente de forma também normal (Lc 2. 40-52 e Hb 5.8), vivendo sadiamente em um lar (Mc 6.1-6).

 

As Sagradas Escrituras afirmam que Jesus esteve sujeito a todas as limitações físicas próprias da humanidade: teve sede (Jo 19.28), fome (Mt 21.18) e cansaço (Jo 4.6); e sentiu alegria (Lc 10.21), tristeza (Mt 26.37), amor (Jo 11.5), compaixão (Mt 9.36), surpresa (Lc 7.9) e indignação (Mc 3.5)

 

Portanto, Jesus chorou porque era humano e naquele momento seu corpo físico na manifestação da mais pura emoção e dor pela perca de um grande amigo, precisou lançar para fora de si todo aquele sentimento em forma de alivio para si próprio através de suas lágrimas.

 

 

 

 

Texto de : Carlos José

 

Referencias bibliográficas: 

https://www.bibliaonline.com.br/acf

https://mundoconservador.wordpress.com

https://extra.globo.com