TEXTO ÁUREO




Fugi (escapar) da fornicação (relação sexual ilícita). Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica (fornicação é equiparada a idolatria , que é abominável perante Deus) peca contra o seu próprio corpo (Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19). 1 Coríntios 6:18 (ACF)


Os nossos pecados, segundo a bíblia, não tem nível de gravidade(Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5:19-21), porém Deus é poderoso para nos purificar de todas essas más obras (Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.)Isaías 1:18 , e muito menos hierárquico (A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.) Ezequiel 18:20


Portanto, o problema do pecado, além é claro, do comprometimento da nossa salvação, se permanecermos nele, é o grau de consequências desencadeadas por ele. Por exemplo: a cobiça de Davi por Bate-Seba gerou um adultério, e para esconder o adultério foi necessário cometer um homicídio (E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.)2 Samuel 11:2-27. Obs: não morreu somente Urias, nesse episódio.


As consequências do pecado de Davi:

Situações surgiram como resultado do pecado de Davi, mas também como manifestação do juízo de Deus por causa de suas transgressões. Davi demonstrou-se arrependimento pelo que fez, foi perdoado (2Sm 12.13), mas ainda assim teve de enfrentar as consequências das suas escolhas.


Primeiro, foi a morte do filho que Bate-Seba estava gerando: “o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera à luz a Davi; e a criança adoeceu gravemente” e “ao sétimo dia morreu a criança” (2Sm 12.15,18).


Depois, surgiram outras consequências. O Senhor por intermédio do profeta Natã, profetizou que a espada jamais se afastaria da casa de Davi.


Assim como Urias foi morto de forma violenta, assim também a violência não se apartaria da casa de Davi. Então, tempos depois, seu filho Absalão, assassinaria seu próprio irmão Amnom, como vingança, por ter este estuprado a irmã deles, Tamar (2Sm 13.1-36). Isso fez com que Joabe matasse Absalão (2Sm 18.14-15).


Mas estas não foram as únicas e trágicas consequências. Conforme as palavras do Senhor, da própria casa de Davi, seria levantado alguém que tomaria suas mulheres e se deitaria com elas à vista de todos (2Sm 12.11-12).


Aquilo que o rei havia feito às escondidas, agora seria realizado às claras. Isso começou a se cumprir quando Absalão pôs fim a sua fuga, depois de matar seu irmão Amnom, retornando para sua casa. Ele se revoltou contra seu pai Davi, que teve de fugir por causa de sua conspiração, incitando o povo contra o rei. Então, Absalão deitou-se com as concubinas de Davi (2Sm 16.20-23). 


Davi enfrentou em tal situação grande angústia (Sl 3) visto que, era perseguido por seu próprio filho, que cessou de persegui-lo, somente depois que foi morto por Joabe, oficial do exército de Davi. Somente com a morte de seu filho, Davi teve seu reino restituído e pôde voltar para sua casa (2Sm 19.11-15).

Enfim, a atitude dissimulada de Davi, desencadeou um série de problemas envolvendo várias pessoas, isso se tornou uma "bola de neve".

Situação desse tipo podem acontecer com qualquer pessoa, em qualquer situação que envolva qualquer tipo de pecado por mais brando que você pense que ele seja. (Ultimato.com.br)



Sobre o pecado e a justificação:


  • Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. Eclesiastes 7:20
  • Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer. Romanos 3:10
  • Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23
  • Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Romanos 3:24
  • Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1


VERDADE PRÁTICA

As escrituras condenam toda forma de prática sexual fora da esfera do casamento constituído por Deus.


As escrituras condenam as práticas e não as pessoas, as pessoas condenam a si mesmas por não aceitar sua condição pecaminosa e recorrer ao perdão de Cristo.


Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará. Eclesiastes 11:3


Onde estaremos quando Deus nos vier buscar? Norte ou Sul?


A condição em que tombamos no momento de nossa morte física determinará como levantaremos para a eternidade.








Referencia bibliográficas:

https://www.bibliaonline.com.br/
https://ultimato.com.br/
https://www.carlosliterato.com.br