JESUS, SENHOR E DIAKONEO. 


Pois  o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.  Marcos 10:45


O texto de Marcos é que traz a tônica do assunto que trataremos hoje: Servir! 


O "Filho do Homem", essa é apenas mais uma das nomenclaturas dadas ao Mestre, Messias, Emanuel, Jesus Cristo, Jesus de Nazaré…e tantas outras formas pelas quais Jesus era chamado. 


Vários nomes que falam de um só homem, Jesus, o Salvador! 


O filho de Deus, Jesus, deixou seu trono para cumprir uma missão na terra, missão que foi incompreendida por muitos. 


Aguardando um líder político, um general ou algo do tipo, a nação judaica ficou perplexa com a chegada de um anônimo pregando a paz e o amor. 


E agora, em Marcos 10:45 podemos compreender o cerne da missão a qual foi incumbido, SERVIR. 


Encontramos neste versículo duas ocorrências da palavra grega "diakoneo", que representa os vocábulos, "servido" e "servir" que denota o ato de:


✅ ser um servo, atendente, doméstico, servir, atender

✅ministrar e fornecer alimento e necessários para a vida

aliviar as necessidades de alguém 

✅cuidar do pobre e doente, o que caracteriza o ofício de um diácono

✅participar de qualquer evento que possa servir aos interesses de outros

✅ministrar uma coisa para alguém, servir alguém ou suprir alguma necessidade


E ainda, a palavra grega "didomi" que representa o vocábulo "dar" que traz a significância de : 


✅dar algo a alguém de livre e espontânea vontade, para sua vantagem

✅dar um presente

✅causar, ser profuso, esbanjador, doar-se a si mesmo

✅dar, distribuir com abundância


Portanto, unindo esses dois vocábulos, "servir e dar",  temos a ideia de : "O Servo que se doa".


Encontramos respaldo para esta frase em várias ocorrências bíblicas. São algumas delas:


1 Timóteo 2:6 (JFA)  O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.


Gálatas 1:4 (JFA)  O qual se deu a si mesmo pelos nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus, nosso Pai,


Tito 2:14 (JFA)  O qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda a iniquidade, e purificar, para si, um povo seu, especial, zeloso de boas obras.


A retórica encontrada nessas três epístolas nos mostra de forma sinótica o propósito da vinda de Jesus, que foi, doar-se à humanidade. 


Desta forma, podemos também dizer que, o ato da sua entrega se contempla na narrativa de Isaías que diz:


"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." ( Isaías 53:3-4) 


O diakoneo, Jesus, em sua atitude de humildade demonstra o seu poder na entrega, através do amor, quitando uma dívida da qual não era devedor. 


Ele nos ensina que a nossa atuação como cristãos não está resignada ou limitada a um cargo ou posição ministerial. 


Ele nos mostra que o reconhecimento(na esfera eclesiástica) não pode secionar nosso compromisso com a doação de nós mesmos a esse propósito tão elevado. 


E ele ainda incuti em nós a ideia de que servir não é sinal de fraqueza, mas do poder de Deus manifesto em nossa vida. 


Por fim, podemos dizer que, Jesus, na atitude de servo, ainda que sendo Senhor, cumpre o propósito de Deus, a salvação do homem, SERVINDO. 


E NÓS, HOJE EM DIA, ESTAMOS SERVINDO OU SENDO SERVIDOS?