Entenda: porque não devemos jogar cascas de banana


Você já se deparou com uma casca de banana jogada ao chão, ou até mesmo já viu alguém lançando uma casca de banana pela janela do veículo? Ou ainda, você porventura já jogou uma casca de banana no chão?


Tudo isso parece algo muito simples,porém, se alguém(ou até nós mesmos) tropeçar nessa “simples casca de banana” podemos vir a cair e dependendo da gravidade da queda pode nos  levar à paralisia ou até mesmo à morte.


Você viu como algo tão simples se tornou em um situação gravíssima?


A nossa vida está repleta de situações em que simples decisões como jogar ou não pela janela uma casca de banana pode fazer toda a diferença no resultado final.(em nossa vida e na vida daqueles que cruzarem o nosso caminho).


No decorrer da vida, podemos estar na qualidade de quem joga, ou de quem tropeça, pois ela repleta de altos e baixos.


É claro que tudo isso é uma ilustração que visa fazer com que entendamos o porquê de muitas vezes estamos sofrendo, “quebrando a cara” ou nos metendo em situações muito complicadas. 


Desta forma, através da orientação bíblica na pessoa do Apóstolo Paulo podemos aprender um pouco mais sobre essa condição do ser humano. 


Em 1 Tessalonicenses 5:16-22: , o apóstolo Paulo vai nos deixar sete recomendações de suma importância que, quando observadas as primeiras seis, temos condições de guardar a sétima, a qual, nos protege das ciladas dessa vida, são elas:


  1. Regozijai-vos sempre.(Alegria)
  2. Orai sem cessar.(Intimidade com Deus)
  3. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.(Gratidão)
  4. Não extingais o Espírito.(Fervor)
  5. Não desprezeis as profecias.(Fé)
  6. Examinai tudo. Retende o bem.(Sabedoria e conhecimento)
  7. Abstende-vos de toda a aparência do mal.(Vigilância)


Portanto, nos alegrando em Deus e mantendo a intimidade com Ele, sendo gratos por sua salvação, adorando a Ele com fervor, repletos de fé, e perseverando na sabedoria e no conhecimento, Ele mesmo nos ajuda, e assim, somos capazes de nos abster de toda a aparência do mal.


A vida nos oferece várias oportunidades de jogar a “casca de banana” e até de pisar nela, o que nos remete à proximidade com a aparência do mal.


No entanto, em Cristo Jesus temos a oportunidade de sermos vencedores, pois está escrito: Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37 






Carlos José