Um Bom Conselheiro


Você costuma ser um bom conselheiro? As pessoas que te ouvem são edificadas através das suas palavras?


Ao longo de toda a história bíblica podemos encontrar uma infinidade de conselhos, principalmente no livro de provérbios("Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio. Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá." Provérbios 19:20,21). No entanto, é possível observar essa prática também em outros livros.


Hoje, quero chamar a sua atenção para algumas passagens bíblicas em que pessoas em posição de subordinação(SERVOS) foram conselheiros  de extrema importância para o momento em que estavam.


Quero trazer a você através desse estudo um breve panorama a respeito da sabedoria que se encontra na humildade e, e ainda, mostrar que Deus em sua infinita graça não faz acepção de pessoas, usando a quem quer, como quer e no momento que Ele quer.


Através disso, veremos que a posição social, ou subalterna em que o homem se encontra não importa, quando Deus quer fazer dele um instrumento de benção.


        Os Servos


No Antigo Testamento, a palavra hebraica normalmente usada é עבד (‘ebed) que vem do verbo עבד (‘abad) que significa trabalhar (Êx. 5:18), cultivar a terra (Gn. 2:5, 2:15), servir, ou trabalhar para outro (2Sa 16:19; Êx. 21:6).


Estas pessoas que estavam ao serviço de seus senhores; copeiros, pajens de armas, faxineiros entre outras funções,eram geralmente denominados de “SERVOS”. Estes tiveram um papel importantíssimo na história através de seus conselhos que se tornaram decisivos no momentos mais delicados em que seus senhores se encontravam.



       Naamã é curado da lepra


Uma história muito conhecida na bíblia é a história de Naamã, o comandante Siro que foi para as terras de Israel em busca da cura para sua doença, a lepra.


Tudo começa quando uma menina, sua SERVA, uma israelita, vendo a angústia do seu senhor , causada por sua enfermidade, o aconselha a ir até a cidade de Samaria onde se encontra o Homem de Deus.


“E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.” 2 Reis 5:3


Posteriormente, Naamã, convencido de que poderia ser curado vai até as terras de Samaria, porém, quando se depara com a simples ordenança do profeta, proferida por um SERVO do profeta, Geazi, se enche de indignação.


Pois a ordem era humilhante, se banhar no Rio Jordão, um rio que, comparado aos rios de Damasco, era muito inferior em relação à pureza de suas águas.


Neste momento de indignação de Naamã, um de seus SERVOS, intervém com um sábio conselho, que o faz vitorioso ao obedecê-lo.


“Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.” 2 Reis 5:13


Portanto, nessa passagem bíblica, podemos ver a ação de dois SERVOS, em favor da vida do seu senhor, trazendo a ele a benção da cura. Esses SERVOS, agiram pura e simplesmente movidos por amor e compaixão ao seu senhor, além do que , é claro, seguindo as ordenanças de Deus, uns por conhecê-las, e outros sendo instrumentos da soberana vontade de Deus..


As jumentas perdidas de Quis


Nesta época, Israel era julgado pelo profeta Samuel, e posteriormente o seria por seus filhos, reprovados pelo povo. Então, esse mesmo povo diz a Samuel: “E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.” 1 Samuel 8:5.


A partir daí, Deus começa um movimento através do qual seria constituída a monarquia(desejo do povo) em Israel. E o escolhido de Deus é Saul, filho de Quis, de Benjamin.


O cerne desta história é que, Deus faz com que  as jumentas de Quis, pai de Saul, se percam, e então , Saul sai e chama um de seus SERVOS, e ambos vão à procura das jumentas.


Tendo já procurado muito, Saul se enfada, e preocupado deseja retornar à casa de seu pai, neste momento o seu SERVO intervém com um conselho da parte de Deus a ele, dizendo:


“Porém ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir.” 1 Samuel 9:6


E na verdade, Saul tinha um excelente caminho a seguir, o qual não se concretizaria naquele momento se Saul não ouvisse o conselho de seu SERVO. Então Saul, ouvindo o conselho do seu SERVO, foi ao encontro do homem de Deus, e ali, como conta a história, foi ungido rei de Israel.


      Todos esses SERVOS foram anônimos na história, não tiveram seus nomes registrados , porém suas ações marcaram a trajetória daqueles que foram beneficiados por seu conselho.


O Conselho de José


Um jovem cheio de sonhos, amado por seus pais e odiado por seus irmãos, esse era José, mais conhecido atualmente como José do Egito. O nome José, perpetuado por uma linda história, repleta de momentos marcantes, sofrimento, angústia e alegria, que nos levam a meditar sobre a recompensa da fidelidade.


Esse jovem foi vendido por seus irmãos motivados pela inveja, e José, comprado por Potifar, SERVO de Faraó, estava servindo a Deus na casa de Potifar, como seu SERVO. Foi encarcerado na prisão injustamente, após ser acusado de assédio pela mulher de seu senhor, porém, foi exaltado no momento certo, quando Faraó rei do Egito estava assombrado com um sonho.


Faraó teve um sonho, o qual nenhum dos seus sábios podia decifrar, e naquele momento um de seus SERVOS, o copeiro, lembrou-se que quando compartilhava da companhia de José na prisão teria recebido de José a revelação do seu sonho.


“E estava ali conosco um jovem hebreu, servo do capitão da guarda, e contamos-lhe os nossos sonhos e ele no-los interpretou, a cada um conforme o seu sonho.” Gênesis 41:12


Então, Faraó chamou a José, SERVO de Potifar, que agora, na verdade era um encarcerado, e este Jóse, lhe revela os sonhos e o aconselha como deveria proceder em relação a eles.


“Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito.” Gênesis 41:33

    
          José agora, livre da prisão, é instituído governador de todo o Egito, fruto da sua obediência e temor a Deus, o qual o honrou na qualidade de SERVO obediente e fiel.

 As Três Histórias

Três lindas histórias, onde são citados vários servos, a menina que residia com Naamã, os servos de Naamã, o moço de Saul, o copeiro de Faraó e José do Egito. Todos eles, com exceção de José, não tiveram seus nomes registrados nas escrituras.


Isso nos mostra que o anonimato não deprecia a sabedoria e nem diminui o valor de quem quer que seja, pois ainda que seus nomes não tenham sido escritos, a sua lealdade ecoa até agora.


Todos estes, cumpriram o seu dever como SERVOS leais ao seus senhores. Sem esperar nada em troca, faziam isso como servindo a Deus. “Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,...”Colossenses 3:22,23


Desta forma, afirmo que nossa posição social, ou eclesiástica, não limita o poder de Deus em usar-te em favor dos seus desígnios eternos, mas para que isso aconteça ele tão somente requer de nós obediência. 






















Referências bibliograficas:



https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2013/03/escravo-servo-original-hebraico-grego.html

https://www.bibliaonline.com.br/