“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”


Esclarecimento

Desde quando “nos conhecemos por gente” ouvimos falar sobre pecado, sobre certo e errado, e de certa forma, orientados por nossos pais, procuramos fazer “o certo”.


Mas em muitas das vezes o que imaginamos ser o correto pode ser aquilo Deus mais   abomina(Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Provérbios 14:12)


Portanto, iremos analisar o texto de Romanos no capítulo 3:23 onde diz que: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Um texto muito citado em sermões e que gera dúvidas a respeito de quem são esses “todos”, e também o porquê de estarem "destituídos''.


Romanos

A carta aos romanos foi escrita pelo apóstolo Paulo por volta de 57 d.c, e como o próprio nome diz, foi intitulada aos crentes de Roma, e aborda a revelação da justiça de Deus, (e diga-se de passagem a igreja de Roma não foi fundada por Pedro como muitos dizem.)


Portanto, não é de se estranhar que encontremos a palavra “justiça” cerca de 34 vezes nesta carta, e ainda, o vocábulo “Deus” em torno de 138 vezes, o que denota a profundidade do propósito desta carta em manifestar a justiça de Deus aquela comunidade cristã, e agora, ao mundo.


Por que todos pecaram?

Essa é a primeira pergunta feita por pessoas de boa índole, que são bons pagadores, cumpridores da lei humana, bons pais, bons maridos, bons funcionários, bons patrões, enfim , cidadãos exemplares. Então, como se pode dizer que uma pessoa exemplar como essa pode estar na “categoria dos pecadores”?


Para entendermos isso precisamos voltar um pouco no tempo há mais de três mil anos, quando no Éden, Adão e Eva viviam uma vida tranquila na presença de Deus. Tinham ali toda a liberdade, inclusive o livre arbítrio(direito de escolha) que lhes foi dado como dádiva para poderem escolher entre o bem e o mal. Segundo, Oliveira: 


A justiça que o homem tinha quando foi criado era uma justiça emprestada. Não era propriamente do homem, porque ele ainda não tinha feito a escolha entre o bem e o mal. Porém era necessário que a escolha fosse feita, e a vontade permissiva de Deus permite que o homem seja colocado nessa posição de escolha. A tentação, caso fosse vencida, daria ao homem a oportunidade de confirmar seu estado original, o estado em que tinha sido criado, Adão e Eva poderiam fazer da justiça original, emprestada, uma justiça adquirida. Vemos então que o plano de Deus para o primeiro casal era sábio, pois lhes deu a oportunidade de se tornar verdadeiramente santos e justos.(IEVI)


Desta forma, Deus estava dando a esse casal a oportunidade da justiça plena(adquirida), mediante a escolha que fizessem. Porém, fizeram a escolha errada, escolhendo ser igual a Deus.


Diante disso, ainda pode surgir mais um questionamento, que é: “mas por que Deus fez tudo isso, e dessa forma?”A própria Bíblia responde: “Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? Romanos 9:20,21”, ou ainda, “Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” Romanos 11:34-36.


Portanto, estamos diante argumentos sólidos que comprovam que todo o homem está na condição de pecador, visto que somos filhos de adão na carne e herdeiros do seu pecado, porque a Bíblia diz:  “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” Romanos 5:12


Destituídos da Glória

Até aqui entendemos o que Deus fez, porque Ele fez, e como Ele fez, e ainda, como o pecado entrou no mundo, o que é o cerne do texto a qual estamos tratando. Posto isso, agora vamos entender porque estamos “destituídos da glória de Deus”.


Dentre os vários significados da palavra destituído, um deles é o vocábulo, “privar ou privar-se de alguma coisa”, isso quer dizer que, a glória de Deus é manifesta(Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmos 19:1), mas nós, na condição de pecadores, estamos privados dessa glória.


Portanto, quando o homem sendo conhecedor da sua condição pecaminosa  rejeita a regeneração através do conhecimento de Cristo (Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia. Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar. João 12:48,49), o mesmo priva-se da glória de Deus e da sua salvação.


Jesus o Mediador

Mediante tudo o que foi dito, sobre a condição pecaminosa do homem e sobre a sua destituição da glória de Deus, preciso afirmar algo: Estamos diante de um grande problema! Um caso de vida ou morte! É preciso informar, a quem quer que seja, que há vida após a morte!


Porém, também preciso dizer que há solução para esse problema, e a solução é Jesus! 


Diante da condição flagrante do homem em sua vida pecaminosa, Deus envia Jesus(seu único filho)Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 João 3:16 para resgate da condição deplorável do homem, para que ele(o homem) fosse restituído à glória do Pai.


Portanto, Jesus, “o único mediador entre Deus e os homens” (1 Tm 2:5) é aquele que através do seu sangue derramado na cruz, se sacrificou para que hoje nós tivéssemos vida. Porque assim está escrito: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3”


Por fim, não seu grau escolaridade, riqueza ou pobreza, raça, ou nivel social, tuas obras não te salvam, o que te salva é a tua fé, é crer em Jesus cristo e fazer a sua vontade.(Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8,9)



Conhecendo a Jesus e permanecendo Nele teremos a vida eterna com Deus!








Referências bibliográficas:


https://www.bibliaonline.com.br/

https://ievi.com.br/

www.carlosliterato.com.br/

https://dicionario.priberam.org/