Sono, Analogia da Morte.


Não há nada mais revigorante do que uma boa noite de sono. Especialistas dizem que  noites mal dormidas, ao longo do tempo, podem gerar várias patologias, e isso é prejudicial à saúde. Neste artigo falarei sobre a analogia(semelhanças entre o sono e a morte).


Mas o que é o Sono


O sono é um estado onde a consciência dos estímulos ambientais é reduzida. O sono é diferente dos estados de coma, de hibernação e de morte pelo fato de que pode rapidamente ser invertido.(news-medical.net)


Falando fisiologicamente, o sono possui quatro etapas. Cada uma delas define um período da noite, mas a última , chamada REM, é a mais intrigante.


É  nesta fase que pode surgir um distúrbio do sono conhecido como sonambulismo, no qual a pessoa pode até se levantar e andar pela casa, sem nunca acordar.(tuasaúde.com)


O Sono e a Morte


Existem várias semelhanças entre o sono e a morte e, algumas delas nos chamam a atenção fazendo-nos meditar sobre a nossa vida. E então, surgem algumas indagações como: Qual é a garantia de que iremos acordar? E se não acordarmos? Qual é a certeza de que apenas estamos dormindo?







As respostas para todas estas perguntas se encontram na Bíblia Sagrada. Nela, há vários registros que nos ensinam sobre esse processo de passagem do homem dessa vida para a nova vida, o que é análogo a o sono.


O Sono e a Bíblia


“Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou”. (Salmos 3:5). Quando me pergunto quem garante que acordarei do meu sono, encontro a resposta no salmo de número três. Neste episódio da vida do salmista ele se encontra em grande aperto, correndo risco iminente de morte, mas como podemos ver, a sua confiança está totalmente depositada em Deus, o qual o salmista bem conhece, e sabe que é o dono da vida. 


Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.(Salmos 4:8). Novamente vemos que o salmista entrega a sua vida a Deus, neste salmo ele confirma que Deus o ouve, e que busca o Senhor em oração em favor da sua angústia(v1),e por isso, Deus o alegra com uma paz tão grande que excede a alegria das conquistas materiais(v7).







“...Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;...” (João 11:11-14)


Podemos ver acima um trecho muito interessante das escrituras, veja que os amigos de Jesus já estavam conformados com a morte de Lázaro, pois disseram: “Senhor, se dorme, estará salvo”. Isto nos leva a entender que eles já haviam compreendido os ensinamentos de Jesus sobre a salvação.


Porém, Lázaro estava literalmente morto, sem sentidos, sem consciência, sem comunicação com o mundo ao seu redor, como nos portamos quando estamos  dormindo(daí a analogia com a morte). Mas naquele momento o dono da vida estava ali e aprouve a Ele ressuscitar a Lázaro. "Glória a Deus por isso”


Distúrbios do sono espiritual


Falamos no início do texto sobre uma fase do sono fisiológico em que pode haver um  distúrbio (REM), o qual pode até causar sonambulismo, ora, se um sonâmbulo sair de sua casa, e sofrer um acidente isso pode ser grave e até levá-lo a morte, o mesmo pode ocorrer até dentro de sua própria casa. 





Por isso, é importante nos preocupar com a maneira com a qual estamos dormindo, se estamos dormindo com Jesus ou sem Jesus, pois de uma forma ou de outra um dia iremos acordar, e a forma com a qual dormimos fará toda a diferença. ”Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.”(Eclesiastes 12:14)


A Bíblia nos orienta, “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.” Efésios 5:14. Este é um sono espiritual repleto de distúrbios, um sono de morte, não física, mas espiritual. Por isso, importa a cada um de nós, dormirmos apegados àquele que pode nos despertar agora, e naquele último dia. 


Existe  uma promessa(nós levantaremos do nosso sono)


“Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (1 Tessalonicenses 4:14-17)







Existe uma promessa, e ela é fiel e verdadeira, porque está escrito:Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” (Hebreus 10:23), e Aquele que prometeu é fiel para cumprir. E também, vimos acima, que  em (1 Tessalonicenses 4:14-17) é feito um relato dos acontecimentos dos últimos dias, os quais nos dão a garantia de que, como Jesus ressuscitou, assim também nós, os que estivermos mortos(dormindo) ressuscitaremos.


Desta forma, manifesto, que há em mim total confiança, na ressurreição, e na vinda de Cristo, e de que aqueles que dormirem com Ele, terão a garantia de vida eterna, conforme está escrito: “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.”

(João 10:28,29).



Deus vos abençoe!