A Igreja de Corinto


Corinto era um rico centro comercial, abrigando uma população cosmopolita graças ao seu porto, que realizava um lucrativo comércio com a Ásia, além de ser um ponto de comunicação com a península itálica. Além disso, desempenhou um papel importante no trabalho missionário do apóstolo Paulo, que lá viveu por dezoito meses. 


A igreja de Corinto (fundada por Paulo) passava por sérios problemas doutrinários, os Coríntios formavam uma igreja a qual possuía os nove dons, no entanto, isso não garantia a eles a maturidade espiritual.


Os dons eram usados de forma dissimulada, e não para a edificação da igreja ( 1 Coríntios 12:1-31) que é o propósito do derramamento dos dons. Além disso, havia nela, imoralidade, sincretismo, litígio entre irmãos, tolerância ao pecado e vários outros tipos de conflitos citados no escopo desta carta.


O Apóstolo Paulo, fundador desta igreja, teve uma árdua tarefa, que foi exorta-la através de suas duas cartas. A preocupação dele era grande (1 Coríntios 1:4) pois além de ensiná-los estava sempre em oração por eles.


Por isso, no capítulo 13 de sua primeira carta, ele trata com eles sobre o assunto Dons Espirituais, demonstrando que, eles(os dons) sem o amor (1 Coríntios 13:1-8), não tem proveito algum para a edificação da igreja.


Paulo, de menino a homem

O Apóstolo Paulo sempre foi muito didático em seus escritos, ensinando através de fatos que surgiam cotidianamente (Atos 17:22) e, através, inclusive, da própria cultura dos povos (Atos 17:28) aos quais ele anunciava o evangelho de Jesus Cristo.

Desta forma, no versículo 11 do capítulo 13, Paulo se coloca como exemplo da imaturidade cristã que havia naquela igreja, o que vamos agora analisar nesse momento. 

Decompus esse versículo em seis fragmentos para podermos analisá-lo parte a parte fazendo uma aplicação que nos traga a luz necessária sobre esse assunto.


O Apóstolo menciona a palavra "menino" cinco vezes neste versículo, e isto nos chama a atenção. Vejamos:


"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino." (1 Coríntios 13:11)


Quando eu era menino - Quando o Apóstolo usa nesse trecho o verbo ser(era) no modo indicativo, ele expressa um acontecimento real, tanto na esfera biológica, quanto na espiritual. Ser menino denota a condição de inconstância(Efésios 4:14) pois é natural de uma criança não responder pelos seus atos, não ter responsabilidade, sendo assim, quando somos meninos no entendimento( Coríntios 14:20) não somos capazes de instruir, com coerência, as pessoas a respeito da fé.


Falava como menino - Nossas palavras precisam ser temperadas com sal(Colossenses 4:6) para que aqueles que nos ouçam sejam edificados na fé (1 Tessalonicenses 5:11) através da palavra de exortação, com toda a mansidão e carinho( 1 Pedro 3:15), podemos levar muitos ao conhecimento de Deus.


Sentia como menino - As crianças pequenas reagem a tudo que elas vivem, e podem ter todo o tipo de reação, e também podem estar em conflito com sentimentos que não entendem bem. Quando temos sentimentos de meninos na fé (1 Coríntios 14:20) somos capazes de ferir nossos irmãos, através de sentimentos facciosos(Tiago 3:14). Esse sentimento faccioso revela nossa carnalidade e nossa meninice em relação à fé, problema combatido pelo Apóstolo no capítulo 3 desta carta (1 Coríntios 3:1).


Discorria como menino - Discorrer, falar, pensar e raciocinar faz parte do nosso processo cognitivo que, quando crianças(menino), ainda está em desenvolvimento. A igreja de Corinto, apesar da dispensação de dons sobre o seu corpo, e também muitas exortações, ainda não havia desenvolvido a sua maneira de pensar , situação identificada pelo Apóstolo(1 Coríntios 3:2), que dizia que ainda eram carnais. A nossa língua é um membro difícil de ser controlado( Tiago 3:5), e ela reproduz através da fala os nossos maus pensamentos, o que pode prejudicar às vezes, de forma irreversível, uma comunidade inteira(Tiago 3:6), pois a língua é inflamada pelo inferno.


Mas, logo que cheguei a ser homem - Como todos sabem, o apóstolo Paulo era judeu, nascido em Tarso, Capital da Cilícia, Província Romana situada na Ásia Menor e possuía cidadania romana. Naquela época, possuir a cidadania romana era muito importante e assegurava aos que a possuíam direitos e privilégios especiais. Era tão importante quanto adquirir o Green Card Americano atualmente.


Então, utilizando a origem judaica de Paulo como exemplo, podemos dizer que um menino passava a ser considerado homem(responsável por seus atos) aos 13 anos de idade, quando fazia pela primeira vez a leitura da Torá. 


A respeito do exemplo acima não há como mensurar uma idade a se considerar o cristão como homem/mulher(espiritual), porque isso, diz respeito a sua dedicação, consagração, santificação e a intimidade alcançada para com Deus, o que é conhecido através de seus frutos(Gálatas 5:22)


Acabei com as coisas de menino - O Apóstolo dos gentios, termina o versículo dizendo que “acabou com as coisas de menino”, portanto, alcançou maturidade espiritual, isto é, cresceu na graça de Cristo Jesus(2 Pedro 3:18).



Tendo em vista a imaturidade da igreja de Corinto expressa nas desavenças, partidarismo e uso irracional dos dons, Paulo pontua nesta primeira carta assuntos como, pecado, doutrina e pureza, tanto individual, como da congregação.


A Igreja Contemporânea


A igreja contemporânea passa pelos mesmos problemas sofridos pela igreja de Corinto, e talvez, até piores. O meio evangélico tem servido de chacota nas redes sociais, pois os crentes neo-corintianos têm dissimulado a Palavra de Deus através de seus cultos desordeiros.

A Bíblia nos diz que, Deus se agrada do nosso culto racional (Romanos 12:1) um culto com entendimento onde o espírito do profeta está sujeito ao profeta(1 Coríntios 14:32). Tudo isso, redunda em ordem no culto que é o que prezava o apóstolo( 1 Coríntios 14:40)para que, tanto crentes como não crentes que estivessem no culto público fossem edificados( 1 Coríntios 14:26).


Uma Igreja Sadia

O aumento do partidarismo nas igrejas e o desejo de liderar a qualquer custo(1 Timóteo 3:8) tem alavancado uma corrida ministerial sem precedentes, onde portas de “igrejas” são abertas todos os dias, porém muitas delas se fecham com a mesma rapidez em que são fundadas.

Tudo isso, tem trazido confusão aos olhos dos não crentes, que passam a acreditar que não haja alguma igreja séria a qual possam congregar. Portanto, é de nossa inteira responsabilidade, prezar pelo ensino da Palavra de forma séria e transparente.



















Referências bibliográficas

https://www.bibliaonline.com.br/acf/

https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/crianca-sente-inveja-como-ajuda-la-com-os-sentimentos-que-nao-entende/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bar_Mitzv%C3%A1

https://carlosliterato.blogspot.com/?m=1