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RESUMO- 

Neste trabalho será abordado o tema Psicomotricidade e a Capoeira, e sobre como é possível aplicar os conceitos das artes marciais, neste caso, a Capoeira no processo de desenvolvimento das habilidades motoras da criança. Devido à grande necessidade de novas estratégicas de aplicação da psicomotricidade nas escolas, a Capoeira pode contribuir de forma considerável através da sua ludicidade, disciplina e cultura. O objetivo dessa pesquisa é compreender o que é a psicomotricidade e seus conceitos, e ainda, mostrar que é possível através da arte marcial brasileira conseguir engajar os alunos no processo de aprendizado através dessa luta. Neste projeto foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica que é composto por bibliografias de autores engajados no ramo das artes marciais(mestres), além de neurologistas e teóricos renomados em neuropsicopedagogia, e psicologia infantil. A principal descoberta dessa pesquisa é a forma como a capoeira contribui de forma muito completa para o desenvolvimento do aparelho motor, pois seus movimentos trabalham a psique, a cognição, o aparelho motor, e ainda, não há limite de idade para que as pessoas pratiquem essa arte. Toda essa pesquisa resultou na compreensão de que uma arte outrora permeada de preconceitos pela sociedade brasileira até alguns anos atrás, agora, contribui de forma sólida para o desenvolvimento psicomotor de crianças , jovens e adultos.






Psicomotricidade e Capoeira

A pesquisa bibliográfica sobre psicomotricidade e capoeira consiste em informar sobre os aspectos técnicos e práticos que podem ser aplicados pelos profissionais de educação infantil no âmbito da psicomotricidade se utilizando das artes marciais como componente prático de ensino. Nesse caso específico foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada no livro Capoeira e Psicomotricidade     ( Columá e Sanches 2017), que traz conceitos teóricos e práticos sobre a utilização dessa arte como instrumento de grande aplicabilidade no desenvolvimento psicomotor infantil, e não só no infantil mas, em todas as faixas etárias. 

O processo de pesquisa foi feito através de coleta de dados da bibliografia citada acima, e ainda, de alguns sites que tratam de assuntos correlatos à psicomotricidade infantil, bem como suas bases teóricas, práticas e históricas dentro do contexto da educação brasileira na atualidade. Todas as literaturas, utilizadas no escopo deste trabalho são de cunho analítico e reflexivo, que trazem uma compreensão sólida sobre o assunto e ainda, despertam o interesse do leitor para se aprofundar no assunto. 





O homem e a sua relação com o mundo



    O homem em sua relação com o mundo necessita de uma comunicação clara e conclusiva, onde o seu interlocutor consiga absorver a sua mensagem.

Comunicar é o ato perfeito da natureza humana, pois concretiza os relacionamentos através de uma linguagem específica.

A comunicação entre os seres humanos , ao contrário  do que muitos pensam, não se dá somente através da fala, mas de gestos e expressão corporal.

Portanto, em se falando da psicomotricidade, veremos que, os movimentos de forma ordenada dão vazão ao sentimento de comunicação desde a mais tenra idade.


O movimento não atende somente a uma exigência mecanicista, ele é linguagem por excelência. Percebemos isso de forma muito clara quando observamos a comunicação com o mundo da criança que ainda não desenvolveu a linguagem verbal. (Columá e Chaves pág. 33)


        Entendemos assim que, a criança que se movimenta corretamente aumenta em muito a sua capacidade de comunicação, ainda que não saiba falar. Mas, para que possamos agir de forma idônea no tratamento de algumas disfunções nesse movimento comunicativo, vamos nos fazer valer da ciência.

Portanto, usarei, e discorrerei aqui sobre psicomotricidade, que inclusive, já mencionada acima, porém, agora no decorrer deste trabalho abordarei alguns pormenores dessa ciência que estuda não só o movimento mas, o ser que se movimenta.



O surgimento do termo Psicomotricidade

        Segundo o site da Associação Brasileira de Psicomotricidade esse termo começou a ser usado por volta do século XIX, a partir de alguns estudos clínicos.


Historicamente o termo "psicomotricidade" aparece a partir do discurso médico, mais precisamente neurológico, quando foi necessário, no início do século XIX, nomear as zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras.

Com o desenvolvimento e as descobertas da neurofisiologia, começa a constatar-se que há diferentes disfunções graves sem que o cérebro esteja lesionado ou sem que a lesão esteja claramente localizada. (ABP) Associação Brasileira de Psicomotricidade.


        E ainda, segundo a ABP, a necessidade de explicar os fenômenos clínicos, que envolvem esse universo de descobertas sobre o aspecto motor e sensitivo foi que originou-se a palavra psicomotricidade, no ano de 1870.


É, justamente, a partir da necessidade médica de encontrar uma área que explique certos fenômenos clínicos que se nomeia, pela primeira vez, a palavra PSICOMOTRICIDADE, no ano de 1870.(ABP)


        Estes acontecimentos nos mostram que tudo se iniciou através de pesquisas no âmbito neurológico que encontraram uma relação entre o sistema neurológico e o sistema motor apesar da independência das partes. Essas pesquisas evoluíram através de descobertas de vários teóricos como, Ernest Dupré, Henry Wallon, Edouard Guilmain, Julian de Ajuriaguerra, num período que abrange de 1909 a 1947.

É válido ressaltar que, o berço da psicomotricidade é a França(ABP), visto que na base de sua fundamentação teórica não encontramos nomes brasileiros.



Psicomotricidade - significado

        Para entender a psicomotricidade, seus conceitos e a sua forma de agir na educação é preciso conhecer um pouco da sua história, pormenoriza-la, e também contextualizá-la com a nossa realidade atual.

Iniciarei com a decomposição da palavra psicomotricidade, pois ela traz alguns significados importantes para que possamos entender o escopo da sua atuação na vida do ser humano.

Vamos dividi-la em quatro partes:

Psi - Está relacionada ao campo emocional, aos sentimentos.

co - É o que diz respeito à cognição, que é o processamento das informações através do nosso cérebro.

motric - tem a ver com nosso esquema motor, que são os movimentos ordenados do nosso corpo.

idade - trás o sentido de idade, ou faixa etária, pois essa ciência não se limita a uma idade específica.

Portanto, a palavra psicomotricidade agrega em si quatro significados distintos mas que, juntos nos mostram a abrangência dessa ciência, que trabalha no campo emocional, cognitivo, motor e ainda, é plural no que diz respeito às faixas etárias.


O Psicomotricista

       O psicomotricista é o profissional que atua no âmbito educacional, institucional ou clínico, a fim de desenvolver atividades que venham contribuir para o desenvolvimento psicomotor humano independente de sua faixa etária.

Psicomotricidade na Educação Infantil

        A psicomotricidade, apesar de possuir no Brasil uma associação que acolhe de alguma forma os profissionais da área, desde 1980, ainda é pouco difundida no meio escolar, e essa atividade só foi regularizada no Brasil no ano de 2019.

Levando em consideração a importância da relação do aparelho motor com a área afetiva e cognitiva da criança, ainda temos poucos profissionais atuantes na área e em bem poucas escolas.

        Na área da educação infantil ela contribui no desenvolvimento das habilidades motoras que, também influem no campo psíquico e cognitivo da criança.

Portanto, o déficit de qualidade no aparelho motor está diretamente ligado às dificuldades no desenvolvimento escolar, afetivo e social da criança. Por isso, a psicomotricidade não pode ser vista apenas como uma ciência que estuda as dificuldades motoras da criança, pois vai muito além disso, visto que, prepara através do desenvolvimento, educação e reeducação motora, a criança para interagir com o mundo através do seu corpo.


“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, sociológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.” (Costa,2002)


    Sendo assim, essa associação de várias ciências, psicológicas, sociológicas, antropológicas e relacionais, contribuem em um todo para a identificação de qualquer disfunção no quadro evolutivo da criança, traçando um perfil pelo qual, quando bem estruturado pode, agir precocemente no processo progressivo da criança.


        A   psicomotricidade está munida de alguns elementos básicos os quais apresentarei com uma breve explanação sobre sua importância nesta ciência. São eles:


Tônus: O conceito de tônus muscular está diretamente ligado à fisiologia: quando em repouso, os músculos recebem uma tensão leve, proporcionando equilíbrio estático e dinâmico, coordenação e postura, independente da posição em que o indivíduo se encontra, sejam parados ou em amplo movimento.

Lateralidade: A lateralidade é a área psicomotora associada à consciência de que o corpo tem dois lados, e à noção de externo e interno. É importante que seja estimulada, pois favorece o domínio do próprio corpo e a coordenação motora.  

Orientação espacial e temporal: A organização temporal é a habilidade de perceber o tempo em sua relação com as nossas ações. Diferenciar o rápido do lento, é um exemplo. As crianças começam a ter noção do tempo a partir do ritmo e das suas experiências, que têm começo, meio e fim.

Esquema corporal e coordenação motora: O esquema corporal está relacionado à habilidade de consciência do próprio corpo e das partes que o compõem. Os movimentos e ações corporais estão relacionados à imagem corporal, ou seja, como a pessoa enxerga seu próprio corpo.


        Portanto , esses são alguns elementos básicos trabalhados pela psicomotricidade, e que são essenciais ao desenvolvimento da criança visto que , trabalham habilidades corporais intrínsecas ao seu ato expressivo, isto é, quando dominam totalmente de acordo com a sua faixa etária esses movimentos, conseguem se expressar de forma claro de acordo com o seu período evolutivo.


Aplicação da psicomotricidade


        Neste trabalho apresentarei algumas aplicabilidades da psicomotricidade, através das artes marcias, mais epecificamente da Capoeria, arte marcial brasileira difundida desde o periodo colonial, onde os escravos negros a utilizavam como dança, luta, e diversão.

As artes marciais são famosas por sua disciplina, ludicidade e benefícios para a saúde, por isso, têm sido cada vez mais utilizadas nas atividades escolares e em contraturno. Aproveitar o benefício dessa arte(Capoeira) é proveitoso para o campo da psicomotricidade pois, a Capoeira tem em seu escopo vários fatores relevantes e abrangentes que em tudo beneficiam o ser humano, física e psicologicamente.

     A exemplo de benefício psicológico podemos citar a Capoeira como atenuador da depressão, pois isto já ocorria desde a época dos escravos, que eram acometidos por uma enfermidade denominada Banzo(depressão causada pela saudade da sua terra natal), então, a ginga, os cânticos, e a ludicidade representada pela brincadeira fazia com que eles aliviassem um pouco aquela saudade.

        E ainda, também, temos os benefícios físicos, produzidos através dos movimentos que fortaleciam  e alongavam seus músculos, melhorando a sua qualidade de vida em meio a triste realidade a qual viviam. Sem contar que, diga-se de passagem, a Capoeira também é uma ótima atividade de defesa pessoal.

Tudo isto, não é apenas algo histórico mas, a Capoeira tem sido introduzida cada vez mais nos ambientes escolares como objeto lúdico, disciplinar e também como componente de socialização entre os alunos.


A Capoeira, citada nos Parâmetros Curriculares para o ensino de Educação Física no Brasil, junto a outras manifestações da cultura corporal de movimentos, se faz presente em escolas como disciplina curricular e em aulas de contraturno.(Columá e Chaves, pág 16)


        Portanto, a Capoeira tem total credibilidade no que diz respeito ao assunto aqui tratado, a psicomotricidade, como elemento inovador nas suas áreas correlatas, fortalecendo os laços, culturais , históricos, e sociais, em prol do desenvolvimento psicomotor infantil.


A Capoeira e a Psicomotricidade


O tônus na Capoeira

        O primeiro elemento básico que citarei é a tonicidade, ou tônus, que está ligado à fisiologia e que trata do tensionamento dos músculos e de como eles correspondem a A psicomotricidade, como já apresentado acima possui alguns elementos básicos que possuem cada um a sua particularidade na aplicação ao nosso desenvolvimento motor.

Sendo assim, irei discorrer sobre cada um deles anexando a aplicabilidade dessa arte marcial brasileira a cada um deles. Cada movimento, e cada expressão atribuída às bases da psicomotricidade traz em si não somente o objeto da ciência neurológica ou clínica, mas desperta na criança o prazer de aprender devido a sua ludicidade.

cada movimento, se enrijecendo ou relaxando.

Na capoeira, uma das primeiras atividades praticadas no dia a dia de aula é o alongamento, onde se trabalha a flexibilidade e o aquecimento corporal para assim também se evitar distensões musculares.

        A atividade de alongamento na capoeira além do seu aspecto físico, também tem um aspecto interativo, pois em vários exercícios é necessária a realização em conjunto por dois alunos , é claro, com a tutoria do professor, os quais interagem entre si, usando toda a sua expressividade no momento dessa ação.


Nesse sentido, o tônus é um excelente indicador para reforçar a premissa de unicidade e totalidade do corpo-sujeito: afinal, cada um de nós possui uma forma muito singular e característica de se movimentar e de se expressar corporalmente, comunicada pelo tônus(Coluna e Chaves, pág, 35)


        Portanto, esse processo, inicial da aula, ajuda o aluno a conhecer passo a passo cada membro do seu corpo, e sua função, contribuindo para a execução correta dos movimentos e na sua estabilização corporal, potencializando nele a compreensão de que o seu interior se comunica com o seu exterior através do seu corpo.


Lateralidade e a Capoeira

        A lateralidade, como fator imprescindível para que a criança tenha noção do que é o esquerdo e o direito favorecendo-a assim no domínio do seu próprio corpo. Porém, essa lateralidade não está limitada ao esquerdo ou direito, mas ao conhecimento dessa diferenciação como um todo, conhecendo o seu eixo corporal independentemente de ser destro ou canhoto.

        Na capoeira um dos princípios básicos de todo o jogo, assim chamada na sua forma lúdica, é a ginga. A ginga é a base da capoeira, um movimento da esquerda para a direita e da direita para esquerda, para frente e para trás e vice-versa. Esse movimento feito de forma ordenada transmite à criança o conceito de lateralidade indicando-lhe uma base, o seu próprio eixo, e ainda, o lado direito e o esquerdo do seu corpo.

        A ginga como movimento ordenado trabalha a lateralidade, e quando desordenado, onde traz a “malícia da brincadeira”, que é quando a criança pode variar o seus movimentos, então, ela traz ludicidade.

       Isso faz com que a criança domine seus movimentos entendendo que por alguns momentos está limitada à regra básica da ginga e ao sincronismo dos movimentos, mas em outros estará à mercê da sua criatividade. 


Orientação espacial e temporal

        A Capoeira contém melodia, harmonia e ritmo; os seus movimentos fluem como uma música. Essa sincronia musical consta na lista dos fatores que compõem a orientação espacial e temporal. Dentro dessa arte encontraremos todas as etapas da estruturação temporal. Em cada movimento da ginga e dos golpes desferidos ora como luta, ora como jogo, com toda a sua ludicidade, podemos determinar parâmetros para aplicarmos na educação psicomotora infantil.


Etapas de Estruturação Temporal


        Duração — percepção da duração de atividades em relação ao tempo.

O jogo de capoeira é regido por música que alegra o ambiente e dá ritmo aos movimentos, cada rodada pode ter um tempo específico, que quando feita a orientação das crianças a respeito desse tempo, conseguimos inserir em sua mente a noção de duração. Por exemplo: podemos orientar as crianças que o jogo se inicia quando a música começar, e que termina quando a música terminar dando a eles a noção de espaço de tempo e de sua duração.


       Ordem — se relaciona com a percepção e a memória (antes, durante, depois, agora).

Quando temos uma roda de capoeira formada em que, vários componentes participam do jogo, teremos uma sequência de participação desses integrantes, nesse sentido, o professor pode utilizar o reconhecimento facial juntamente associado ao nome dos integrantes trabalhando assim essas duas habilidades.

Isso se daria da seguinte forma: o professor faria perguntas aos alunos relacionando as quatro etapas da ordem dos acontecimentos. Por exemplo: Se o aluno Joãozinho, entrar na roda e depois dele o Pedrinho, o professor pode perguntar para os alunos quem entrou antes de quem na roda, quem está na roda no momento, quem entrou depois, quem  saiu ou entrou agora, e assim ir repetindo as perguntas sucessivamente e de forma alternada.

Dessa maneira, as crianças farão a associação dos rostos, nomes, e momentos em que cada participante atuou no jogo.


        Sucessão — classificação cronológica (o que vem primeiro).

A sucessão nada mais é do que o ato de sequenciar, sendo assim, podemos fazer alusão ao processo de aprendizado dos golpes na capoeira que, quando do momento do treinamento seguem uma sequência lógica. 

Veremos abaixo alguns golpes de capoeira que poderão ser usados pelo professor de forma sequencial.


        Na figura 1, temos o golpe denominado “Benção”, que é o chute frontal no qual se atinge e empurra o adversário com a sola do pé. Esse golpe pode ser executado de forma bem lenta pelo iniciante de forma a tocar com o pé no seu oponente, aplicando o conceito da tonicidade.





Figura - 1


Fonte: WIKILIVROS (2021)


        Na figura 2 temos a "Meia-lua'', que é o chute com a canela, em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás. Esse movimento trabalha o equilíbrio.


Figura - 2

Fonte: WIKILIVROS (2021)


        Na figura 3 encontramos o “Martelo”, golpe com o peito do pé. Nesse golpe o aluno precisa calcular a distância entre si e o oponente, já o oponente trabalha a esquiva para um lado e para o outro de acordo com a direção em que o golpe é desferido, assim ambos trabalham conceitos como equilíbrio e lateralidade.


Figura - 3

Fonte: WIKILIVROS (2021)


        E na figura 4, temos o "Aú'', que é o movimento de deslocamento também conhecido como "estrela". Esse movimento serve como esquiva contra golpes de rasteira. Esse movimento, um pouco mais complexo do que os anteriores, é o preferido das crianças. Ele trabalha o equilíbrio, noção de espaço e tempo e pode inicialmente ser feito com a ajuda do professor.


Figura - 4

Fonte : WIKILIVROS (2021)


        Todos esses golpes citados acima, serão executados em uma sequência na qual os alunos compreenderão a noção de sucessão.

Todos esses golpes citados acima serão executados em uma sequência na qual os alunos compreenderão a noção de sucessão.

Ritmo — associação de ordem, sucessão, duração, alternância. Ritmos internos (respiratório, hormonal, batimentos cardíacos) e externos (estações, dias, minutos, etc.) O ritmo por ser um parâmetro muito dinâmico é muito fácil de ser exposto às crianças.

A música é a principal atividade produtora do ritmo na roda de capoeira, através do contato com os instrumentos musicais, principalmente os de percussão, o aluno terá uma base sólida do ritmismo.

Assim, as crianças começam a ter noção do tempo a partir do ritmo e das suas experiências, que têm começo, meio e fim, seja através da música ou da prática de golpes.

Esquema corporal e coordenação motora

Esse é o momento em que a criança está conhecendo o seu próprio corpo e sabendo do que ele é capaz, por isso, é importante o estímulo através de atividades que o levem a compreender essa nova descoberta.

Junto a isso, está a coordenação motora, fator fundamental para o desenvolvimento de qualquer atividade, seja dos membros superiores ou inferiores. Na capoeira, um elemento que exemplifica muito bem essa coordenação e esquematização corporal, é a ginga, movimento que trabalha ritmo, tempo, equilíbrio, coordenação, tônus corporal, lateralidade e orientação espaço temporal.


 

 

 

 

 

 

 

 CONCLUSÃO

 

Este trabalho teve como objetivo demostrar como a Capoeira nas suas atribuições como elemento cultural, disciplinar e histórico, pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor de crianças, jovens e adultos.

Essa pesquisa bibliográfica resultou na conclusão de que os golpes da Capoeira tem em si a particularidade de trabalhar vários elementos da Psicomotricidade, como equilíbrio, lateralidade, orientação espacial e o tônus.

Podemos afirmar que, seus elementos culturais e lúdicos enriquecem o campo da Psicomotricidade, visto que, a variedade de seus movimentos e a facilidade de execução de grande parte deles auxilia o professor no trabalho e desenvolvimento das atividades.

Vale ressaltar que o investimento no preparo e capacitação do corpo docente é de suma importância para execução dessa tarefa, posto que esta arte (a Capoeira) é uma especialidade, e sendo tratada como tal, pode, com certeza, fortalecer ainda mais os laços entre ela e a Psicomotricidade, resultando no desenvolvimento significativo dos alunos.


 

 

 

 

 

 

 

 


 


 

 





    


        

















Referências Bibliográficas


COSTA; SILVA; KUNZ. A Importância da Pedagogia. 2017

 

COLUMÁ, José Felipe; SIMONE Freitas Chaves. Capoeira e psicomotricidade. Petrópolis, Editora Vozes, 2017.

 

ENTENDA as áreas psicomotoras e como estimular cada uma delas na aprendizagem, 2019. SABER, Instituto Neuro. Disponível em:<https://institutoneurosaber.com.br/entenda-as-areas-psicomotoras-e-como-estimular- cada-uma-delas-na-aprendizagem/>. Acesso em: 10 Junho 2021

 

A PSICOMOTRICIDADE na Educação Infantil e a aprendizagem, 2021. PROFISSIONAL, Foco Educação. Disponível em:<https://www.focoeducacaoprofissional.com.br/blog/cursos-online-psicomotricidade- educacao-infantil>. Acesso em: 10 Junho 2021

 

ORGANIZAÇÃO e estruturação espaço temporal na escola, 2019. SABER, Instituto Neuro. Disponível em:<https://institutoneurosaber.com.br/organizacao-e-estruturacao- espaco-temporal-na-escola-2/>. Acesso em: 10 Junho 2021

 

 

HISTÓRICO da Psicomotricidade, 2019. PSICOMOTRICIDADE, Associação Brasileira. Disponível em:<https://psicomotricidade.com.br/historico-da- psicomotricidade/> Acesso em: 10 Junho 2021

 

SOBRE o que é psicomotricidade, 2019. PSICOMOTRICIDADE, Associação Brasileira. Disponível em:<https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e- psicomotricidade/> Acesso em: 10 Junho 2021