Um breve panorama sobre a causa, intenção, e finalidade de um Milagre.

Texto base: João 2:7-11


O propósito dos milagres de Jesus pode ser derivado de três palavras básicas gregas pertinentes a milagres usadas no Novo Testamento.

Milagre como Semeion

A palavra grega semeion (“sinal”) “Não se lhe dará outro sinal, senão o do profeta Jonas. […] O Filho do Homem [estará] três dias e três noites no seio da terra” (Mt 12.39,40). Não só a ressurreição foi um milagre, mas também o foi o fato de Jesus o ter predito (Jo 2.19; Mt 12.39,40; 16.21; 20.19).

Milagre como Teras

A palavra grega teras (“maravilha”)se refere a um milagre. Em todas as ocorrências da palavra teras no NT, ela é usada em combinação com a palavra semeion. A palavra teras é usada para referir-se aos eventos sobrenaturais antes da Segunda Vinda de Cristo (Mt 24.24), aos milagres de Jesus (Jo 4.48), aos milagres dos apóstolos (At 2.43), aos milagres de Estêvão (At 6.8), aos milagres de Moisés no Egito (At 7.36) e aos milagres de Paulo (At 14.3). Teras quer dizer um “sinal milagroso, prodígio, portento, presságio, maravilha”, denotando com isto a ideia de “aquilo que é espantoso ou surpreendente”.

 Milagre como Dunamis

A palavra dunamis (“poder”) é usada em numerosas ocasiões no Novo Testamento, de vez em quando acerca do poder humano (2 Co 1.8) ou habilidades humanas (M t 25.15), e às vezes acerca de poderes espirituais (satânicos) (Lc 10.19; Rm 8.38). Como o seu equivalente do Antigo Testamento, o termo “poder” do Novo Testamento é muitas vezes traduzido por “milagres”. A palavra dunamis é usada em combinação com “sinais” e “maravilhas” (Hb 2.4), acerca dos milagres de Cristo (M t 13.58), do poder de ressuscitar os mortos (Fp 3.10), do nascimento virginal de Jesus (Lc 1.35), dos dons especiais de milagres (1 Co 12.10), do derramamento do Espírito Santo no Pentecostes (A t 1.8) e do “poder” de o evangelho salvar os pecadores (Rm 1.16). A ênfase da palavra está no aspecto energizador divino de um evento milagroso.

Portanto, a razão para os “sinais” milagrosos é a confirmação divina de um profeta de Deus. Falando sobre Jesus, Nicodemos disse: “Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele” (Jo 3.2). De fato, muitas pessoas o seguiam, porque viram os sinais que Ele fazia nos que estavam doentes (Jo 6.2). Quando alguns rejeitaram Jesus, embora Ele tivesse curado um cego, outros disseram: “Como pode um homem pecador fazer tais sinais?” (Jo 9.16). Os apóstolos eram confiantes em proclamar: “A Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis” (At 2.22).

Talvez a passagem mais conclusiva sobre milagres no Novo Testamento seja esta:

“Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual,          começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram; testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas,e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?” (Hb 2.3,4).

Jesus faz Sinais Maravilhosos através do seu Poder.

A Intenção dos Milagres

Glorificar a natureza de Deus (Jo 2.11; 11.40)

Confirmar As credenciais de uma pessoa como porta-voz de Deus (At 2.22; Hb 2.3,4); e

Propiciar evidências para que haja fé em Deus (Jo 6.2,14; 20.30,31)

O milagre é uma testemunha contra os incrédulos (Jo 12.37)

Cinco Dimensões dos Milagres

Os Milagres Têm um Caráter Incomum

O milagre é um evento fora do comum que contrasta com os acontecimentos comuns, ele é algo fora da realidade das pessoas (andar sobre o mar, Mt 14.25); (a Sarça ardente, Êx 3.2)


Os Milagres Têm um Contexto Teológico

Um milagre é um ato de Deus, portanto pressupõe a existência de Deus, isso se chama Teísmo. ( Jo 11.42)...”Eu sei que sempre me ouves,...”


Os Milagres Têm uma Dimensão Moral

São atos visíveis que revelam a natureza invisível de Deus e o seu caráter moral. (1Tm 1.17). A materialidade provando a imaterialidade.


Os Milagres Têm um Conteúdo Doutrinário

O milagre transmite uma mensagem( 1Rs 18.38-39) “Só o Senhor é Deus!”


Os Milagres Têm um Aspecto Teleológico (Finalidade)

Os milagre jamais são realizados para divertir pessoas (Lc 23.8). Eles tem um propósito distinto: Glorificar ao Criador.( Lc 7.16)...e todos glorificavam a Deus...

Os Milagres são propositais e acontecem no momento em que o detentor do poder(Deus) segundo a sua grande misericórdia determina que eles aconteçam.





Texto de: Carlos José