A influência do sono em nossas vidas



O sono é um estado pelo qual passamos na vida, e que é de suma importância para o nosso organismo, ele repõe as energias, revigora o corpo e a mente e nos regula para uma nova jornada. É durante este intervalo que o corpo fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios e consolida a memória, entre outras funções de extrema importância para o funcionamento correto do organismo.


O sono é um vislumbre da morte (JOSÉ,Carlos Silva.2020)



No período do sono nossas atividades volitivas estão em repouso, isto é, nossa capacidade de tomar decisões está inativa, estamos inconscientes, é como se estivéssemos mortos no momento. Mas quando o sono toma proporções em que ele envolve não só as esferas biológicas da nossa vida, mas também a espiritual, emocional e profissional, podemos ter graves problemas


Na bíblia sagrada encontramos várias passagens em que determinadas pessoas dormiram em momentos inusitados, o sono lhes tomou conta e não exitaram em ceder-lhe o espaço.


Mas como esse sono repercutiu em suas vidas, qual a imagem transmitiu, e qual foi o seu resultado?


Veremos abaixo, um pouco do desfecho dessas passagens.


O primeiro episódio que quero citar envolve o jovem Êutico, e está registrado em Atos dos Apóstolos:


E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.
E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos.
E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Atos 20:7-9



Um momento inoportuno para estar dormindo, em um lugar arriscado, uma janela no terceiro andar aquele jovem adormeceu. Assim, em nossas vidas também adormecemos muitas vezes, cansados da jornada (aqui estamos falando de nossa vida espiritual) em lugares perigosos, adormecemos, e não ouvimos a palavra de Deus, o que pode nos levar a situações difíceis em que podemos complicar gravemente a nossa vida espiritual perante Deus e chegar até a morte espiritual.



Um segundo episódio aconteceu com o profeta Jonas, um homem enviado de Deus:


Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. Jonas 1:5

 


Podemos classificar o sono de Jonas como o sono da displicência, ou da irresponsabilidade, pois Deus havia dado uma missão a Jonas , porém, ele preferiu tomar rumo ignorado, desobedeceu a Deus, e na sua desobediência caiu em um sono profundo, sem se preocupar com o que ia acontecer. Nós também, por inúmeras vezes deixamos de fazer a vontade do Senhor e caímos no sono da displicência, olhamos para as necessidades do nosso próximo (Nínive) e tomamos outro rumo, sem nos importar com o que pode vir a acontecer, correndo o mesmo risco que Jonas quando caiu no ventre do grande peixe. 




Mas há um terceiro e último episódio que quero citar, sobre um homem que, enquanto todos estavam desesperados, dormia tranquilamente:


E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos.
E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.
E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? Marcos 4:36-38

 


 

Este homem é Jesus, o Mestre. Ele estava com seus discípulos no barco, e eis que se levanta uma grande tempestade, e as ondas subiam por cima do barco, mas Jesus, dormia tranquilamente sobre uma almofada.


Essa passagem nos traz várias lições, no entanto, quero me ater agora na tranquilidade de Jesus, que nos mostra que mesmo em meio as provações, tribulações e angústias, se tivermos a total confiança em Deus podemos dormir tranquilamente, sabendo que Deus tem poder para acalmar todas as tempestades que nos sobrevém; esse é o sono da Paz, é o sono que faz bem, que revigora nossas forças para podermos continuar nossa caminhada na presença do Pai.




Reflitamos através desse texto, qual tipo de sono está fazendo parte da nossa vida; o sono arriscado de Êutico, o sono displicente e irresponsável de Jonas, ou o sono de alguém que confia inteiramente no poder e na vontade de Deus, como Jesus confiou?




Autor: Carlos José











Imagens:
http://radiokanaan7.blogspot.com/
http://valeriasponhardi.blogspot.com/
https://murilohenriqueblog.wordpress.com/