Estamos cantando ou louvando?





Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.
Salmos 136:1


Entenda a diferença entre Louvor, Canção e Música Gospel

 

 

 

Louvor

Ato de louvar, de exaltar e glorificar algo ou alguém; exaltação, glorificação: Expressão de enaltação; ação de elogiar, enaltecer as boas qualidades ou feitos de elogio: Expressão de gratidão: merece louvor a iniciativa de empresas que fazem caridade.

O louvor na sua essência deveria se Cristocêntrico, mas com a ascensão do mercado “Gospel” ele se tornou Antropocêntrico, isto é, o homem foi colocado no centro da poesia da música e Cristo colocado em segundo plano, transformando assim alguns louvores atuais em meras canções.

Canção

Pequena composição musical de caráter popular, sentimental ou satírico, dividida em coplas e destinada a ser cantada. Modinha, canção de gesta, poema épico medieval, feito para celebrar feitos históricos ou lendários.

A canção tem em seu propósito narrar fatos históricos, expor sentimentos humanos e também é usada para satirizar alguns episódios do cotidiano da sociedade.

 

Música Gospel

A palavra “Gospel” é uma aglutinação da expressão “God Spell” do inglês antigo, que traduzindo ao pé da letra seria “Deus soletra”, mas que associando ao contexto, significa “Boas Novas”, fazendo uma referência direta à função do Evangelho bíblico, que trata da vinda do Messias (Cristo) ao mundo.

A música Gospel surgiu devido ao fastio sentido por alguns cristãos em relação aos louvores tradicionais, e então em um ato de inovação criaram esse estilo musical, que inclusive, serviu de inspiração para estilos como o rock and roll, por exemplo.

Mas o que estou cantando?

Existem vários estilos musicais, e cada um tem seu devido propósito, posto isso, na qualidade de adoradores, precisamos analisar qual é a nossa finalidade quando entoamos uma determinada poesia musical.

É claro que o objetivo desse texto não é censurar qualquer tipo de musica, até porque,("a música é a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma mediante o som", e cada um é livre para expressar aquilo que está sentindo através da música), mas aguçar nossa percepção musical para que possamos distinguir cada tipo de poesia musical.

Se o propósito é louvar a Deus a nossa música precisa priorizar o nome de Deus, pelo contrário , essa música se torna um louvor antropocêntrico( que tem o homem como centro de tudo)

Mas como identificar um louvor antropocêntrico?

Os louvores antropocêntricos são canções que colocam o homem, suas ações, anseios, desejos e ambições como centro do louvor, usando o universo ao seu redor, incluindo Deus, Cristo, Espírito Santo, Anjos e a Igreja como atores que trabalham em prol de seus objetivos.

Letra que adotam esta linha tendem a valorizar de forma excessiva as características, conquistas e planos feitos pelos homens, muitas vezes não aceitando que a vontade soberana de Deus possa ir na direção contrária, não aceitando o não como resposta para suas ambições.



E você, está louvando ou cantando?











Texto de : Carlos José


Referências Bibliográficas

https://www.bibliaonline.com.br/

https://pt.wikipedia.org

https://www.infoescola.com/musica/gospel/

https://www.maisqueadoradores.com/